É sempre a crescer!

A Caixa Geral de Depósitos anuncia presentemente no seu site um novo produto denominado Caixa Offshore Agosto 2010.
O prospecto, reproduzido em baixo, anuncia taxas de juro anuais crescentes durante 3 anos e uma tabela com as taxas semestrais a pagar.

Parece-me claro que as referidas taxas não são crescentes!
Ora, no primeiro ano (e é à taxa anual que me referimo) teremos uma taxa de 4,125%; no segundo 4,1 (logo menos 0,025% que no ano anterior) e no terceiro 4,2% (mais 0,1% que no ano anterior)!

Só me falta perceber se me está a escapar alguma coisa ou se esta é apenas uma JooGaaDaa publicitária para tornar os lucros da banca, esses sim, CRESCENTES!!


Posted by JooGoo
terça-feira, julho 31, 2007
4 comentários  



Piada Numérica

Durante uma entrevista de emprego, pergunta o entrevistador ao candidato:

– Pode contar até 10, por favor?
– 1, 3, 5, 7, 9, 10, 8, 6, 4, 2…
– Que raio de contagem foi essa?!?
– Desculpe! São vícios de carteiro!

Posted by JooGoo
quinta-feira, julho 26, 2007
2 comentários  



Urgências, SAPs e Maternidades


Caso residisse numa localidade em que existisse uma Repartição de Finanças mas não tivesse Urgências, SAP ou Maternidade, também eu estaria na rua!



Posted by JooGoo
quarta-feira, julho 25, 2007
1 comentários  



Agora é que eles não se vão embora…

Depois do desaparecimento da sua filha Madeline e no meio de uma campanha global sem precedentes, o casal McCann anunciou com toda a convicção que só sairia de Portugal quando a sua filha fosse encontrada.

Com os milhões angariados pela Internet e face ao baixo custo de vida português (relativamente ao inglês, por exemplo), pretendiam, como outros ingleses já o fizeram, transformar o Algarve no seu pequeno paraíso tropical cá na Europa!

Mas, as constantes viagens por todo o mundo, as despesas com estadias para eles e a família (que entretanto foi chegando da terra natal, para dar apoio), as despesas com WebDesigners, porta-voz e investigadores privados começam a pesar no orçamento.

Como se diz na minha terra: “Saco de onde se tira e não se põe, acaba por se ver o fundo” e o casal McCann lá foi admitindo, por entre os dentes, que talvez no final do verão (assim como assim, aproveitam as férias até ao fim) soltasse para a casa.

Mas eis que surgem rumores, vindos da terra de sua majestade, que algumas iluminadas cabeças de gim, ponderam a hipótese que o comportamento dos pais (por deixarem 3 criança sozinhas num quarto de hotel para ir jantar!!) possa ter sido negligente, contribuindo para o rapto…

Imagine-se…

Depois crucificar, por inoperância, as autoridades policiais de um país “menor”, a opinião pública britânica prepara-se agora para julgar e sacrificar no altar das boas práticas parentais os incautos progenitores da criança!

Agora é que eles não se vão embora…

Posted by JooGoo
terça-feira, julho 24, 2007
2 comentários  



Dois mastros e um cabo

Como hoje é sexta-feira, lanço aqui um desfio óptimo para exercitar os neurónios durante alguns momentos do fim-de-semana.


Entre dois mastros de 100 metros de altura estende-se um cabo com 30 metros de comprimento. O cabo não está esticado, ficando, no ponto mais baixo, a 85 metros do solo.
Qual é a distância entre os dois mastros?


SOLUÇÃO

Posted by JooGoo
sexta-feira, julho 20, 2007
1 comentários  



Balanças dos 8 aos 80

O desafio “Balanças dos 8 aos 80”, colocado a 27 de Abril de 2007, já tem solução disponível, confira!

Posted by JooGoo
sexta-feira, julho 20, 2007
1 comentários  



900 multas em apenas 4 horas!

Entre as 9:15 e as 13:15 os novos radares de Lisboa passaram aos incautos! (afinal não estavam todos avisados?!) condutores lisboetas 900 multas!

Isso corresponde a uma cadência de 3,75 multas a cada minuto!

A distribuição da verba é feita segundo a tabela:

30% para a Câmara de Lisboa;
40% para o Estado;
20% para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR);
10% para o Governo Civil.

O que vale é que eu sei que amanhã vão ser apanhados 90 e lá para quarta/quinta feira só vão ser apanhados 9…

É assim que eles se ensinam…

Posted by JooGoo
segunda-feira, julho 16, 2007
6 comentários  



Um assunto polémico será sempre polémico…

A nova lei do aborto, e as questões que a rodeiam, são um assunto desde cedo envolto em polémica…

Foram polémicas as razões que levaram á repetição do referendo anterior…
Houve as costumeiras polémicas de campanha…
A decisão de tomar com representativo o resultado de um referendo não vinculativo foi polémica…
O modelo legislativo a adoptar foi polémico…
A promulgação do texto final da lei foi polémica…

Bem, e como um assunto polémico será sempre polémico, surge agora, na hora da operacionalização e implementação prática da lei, a polémica dos objectores de consciência!
Equipas inteiras de obstetrícia declaram-se objectores de consciência, deixando alguns hospitais fora de uma rede que se pretendia ser de serviço público.
De imediato se ouvem as vozes dos defensores dos direitos das mulheres, acusando os profissionais de saúde de corporativismo, boicote à lei, falso moralismo, insensibilidade perante um drama social e de restringir a liberdade de escolha das mulheres.

È curioso, na minha perspectiva, ver tais defensores das liberdades individuais tão exacerbados com o exercício do que é, de facto, um direito do médico…
Não poderá ele escolher?!
Não terá essa liberdade?!
Eu penso que sim…

O que, de forma alguma, poderá acontecer é que um médico se declare objector de consciência no hospital público e, numa clínica privada, pratique o aborto. Isso sim seria, digo eu, criminoso…

Mas, polémicas à parte, a lei está aí e em prática.

Notícias recentes dão conta das primeiras mulheres que tomaram a dura, reflectida, difícil, traumatizante, desesperante e inevitável decisão de fazer um aborto…

Curioso é que uma delas nem grávida estava…

Posted by JooGoo
segunda-feira, julho 16, 2007
3 comentários  



Dia Mundial da População

Assinalou-se a 11 de Julho o Dia Mundial da População.

As estatísticas demográficas saltaram para as páginas dos jornais (como nesta notícia do Jornal Público), dando conta de uma quebra na natalidade de 4100 bebés em 2006, face ao ano anterior.

Bem escrita, como é apanágio desse jornal, a peça vai fazendo um pequeno historial da evolução das taxas de natalidade e fertilidade em Portugal e a sua comparação com o que se passa “lá fora”.

Alarmante, esta queda do número de nascimentos que compromete já a substituição de gerações, toma proporções verdadeiramente perturbadoras se considerarmos um universo mais pequeno, como seja um distrito ou concelho.

Dou-vos como exemplo o Concelho de Guimarães, inserido no que se considerava uma das regiões mais jovens da Europa, e dos dados recolhidos para a elaboração da respectiva Carta Educativa. Neles podemos constatar uma queda acentuada dos 3556 nascimentos verificados em 1977, para apenas 1665 em 2005, ou seja, uma redução de 53% no espaço de uma geração…

Dá que pensar, não dá?

Posted by JooGoo
sexta-feira, julho 13, 2007
0 comentários  



Desaparecimentos

Ultimamente, muito se tem falado de desaparecimentos neste blog…

De facto, tenho andado algo arredado deste mundo da blogosfera (devido à sobrecarga de trabalho) ao ponto de nem ter dado pelo facto de que um dos sites onde tinha as minhas imagens ter desaparecido, deixando a JooGaaDaa meio “ratada”.

Problema resolvido, pus-me a pensar em coisas que desapareceram. Deu-me, então, para fazer uma lista que, espero, me ajudarão a completar:

Desapareceram:

• As armas de destruição maciça do Iraque
Não sei bem se podemos dizer que desapareceram, uma vez que (parece) nunca foram encontradas!

• O Bin Laden
Já desenterraram (e voltaram a enterrar) o Sadam e ainda ninguém foi capaz de encontrar o Bin Laden. Porra que o homem é esquivo!

• A pneumonia atípica
Quem não se lembra da frenética caça à atípica?! Dos jornalistas nos aeroportos à cata de qualquer passageiro que chegasse a espirrar?! Desapareceu sem deixar rasto…

• Os nitroforanos
Pequenos animaizinhos irrequietos que, aqui à tempos, invadiram o Perú, as Costas da Galinas e o Peito dos Frangos?! Ao que parece, só ficamos a saber da epidemia depois de comer toda a bichada infectada e, desde então, nunca mais foram encontrados… estranho…

• A gripe das aves
Ameaçou a Europa em particular, e Portugal em geral, com a chegada dos fluxos migratórios da Primavera… A verdade é que já estamos no Verão e … nada, ainda não foi encontrada!

Posted by JooGoo
quinta-feira, julho 12, 2007
1 comentários