Solução - Dois Mastros e um Cabo

Recordemos o Desafio

Entre dois mastros de 100 metros de altura estende-se um cabo com 30 metros de comprimento. O cabo não está esticado, ficando, no ponto mais baixo, a 85 metros do solo.
Qual é a distância entre os dois mastros?
Solução

Bem, a resposta a esta questão é clara como água e nem requer grande Matemática:

A distância entre os postes é zero!
Pois se o cabo, preso ao topo do poste com 100 metros, tem o seu ponto mais baixo a uma altura de 85 metros, significa que desceu 15 metros e seguidamente voltou a subir outros 15 metros.
Ora, a única forma de uma cabo com 30 metros descer 15 metros e depois subir mais 15 metros é se estiver DOBRADO A MEIO!, donde os POSTES TÊM DE ESTAR ENCOSTADOS UM AO OUTRO!

PS: A dificuldade deste desafio não reside na sua complexidade nem na necessidade de recorrer a elaborados esquemas mentais para sua resolução. A dificuldade está em afastarmo-nos da representação gráfica proposta. (É caso para dizer que ainda há situações em que umas quantas palavras valem mais que mil imagens!)
Apesar da simplicidade de resolução, tenho verificado que quanto maiores forem os conhecimentos matemáticos do indivíduo mais complicado se torna este desafio, pois mais ousadas são as “armas” utilizadas para o atacar.
Será que o mesmo se passou consigo?

Anterior // Início

Posted by JooGoo
quinta-feira, março 01, 2007
 

0 Comments:

Post a Comment