VITÓRIA






Não, estas não são imagens do campeonato inglês, espanhol ou italiano…
Estas imagens nem sequer dizem respeito ao principal campeonato do país onde foram recolhidas…

Estas imagens são da Liga de Honra do Campeonato de Futebol Português. Mais precisamente, dizem respeito ao encontro entre o Vitória SC e o Leixões SC, disputado no Estádio D. Afonso Henriques, na noite de sexta-feira.

Apesar do jogo ser transmitido pela televisão, ser sexta-feira à noite, estar frio e chuva, o estádio estava, mais uma vez, perto da sua capacidade máxima (30 mil) numa demonstração de apoio ao clube que já é imagem de marca do adepto vimaranense - disse bem, vimaranense, pois vimaranense e vitoriano são termos que, muitas vezes, se confundem e se fundem nisto do futebol.

Como é isto possível num tempo em que são banais os estádios a abarrotar de cadeiras vazias e onde clubes a fazer campeonatos brilhantes se vêm a disputar eliminatórias da Taça UEFA em recintos ás moscas?

1º Décadas de bairrismo.
Um bairrismo saudável, puro, feito de orgulhoso na cidade, no clube (mais uma vez a fusão) e nas suas conquistas.

2º A melhor massa adepta de Portugal.
Os adeptos vimaranenses são conhecidos pelo seu apoio incondicional ao clube, sendo frequentemente referidos na comunicação social por isso mesmo. Isto atrai ainda mais gente ao estádio, pois se os adeptos do vitória são (e dão) espectáculo eu também quero (e posso) ser parte desse espectáculo. Como resultado, quem acompanha o vitória assiste a dois espectáculos (no campo e na bancada) e ainda é elogiado na televisão, independentemente do resultado do jogo!

3º Adequação do preço
Bilhetes a 50, 60 e 70 euros para ver um jogo que passa na TV não funciona (a não ser para grandes jogos). Neste jogo, os acompanhantes de sócio tinham bilhetes a 5 euros (sem limite de acompanhantes).

4º Iniciativas inovadoras
Uma bancada exclusivamente para mulheres é uma boa ideia?
Desta vez foi, como se pode ver na primeira imagem. A parte superior do topo norte foi reservada para as adeptas que, não se fazendo regadas, o encheram por completo (na parte inferior ficaram cerca de 500 adeptos do Leixões que, como chegaram tarde, não aparecem na foto).
E lá estavam elas, mais de 5 mil, numa bancada que quando gritava fazia estremecer todo o estádio.

Resultado nas bancadas:





Resultado do jogo:

- Irrelevante!

Posted by JooGoo
domingo, abril 01, 2007
 

4 Comments:

  1. Capitão Merda said...
    De facto, os vimaranenses são derramados para a humanidade!
    É curioso, ainda ontem estive em Guimarães, no centro Cultural Vila Flor...
    Abraço
    Anónimo said...
    Os de Guimarães são um bluff... se não houver bilhetes oferecidos nem um terço lá vai e se o jogo for fora nem 200 levam... enfim...
    Miguel Araújo said...
    Eu, quem não sou vitoriano nem vimaranense, posso responder ao anónimo... quando o Vitória SC vai jogar fora leva sempre milhares de adeptos (basta ver o jogo em Chaves e o jogo contra o Olivais e Moscavide); se dizes o contrário, nem os jornais lês (no mínimo)... Quanto ao preço dos bilhetes, diz-me o que preferes: bilhetes a 40 euros e mil pessoas nas bancadas, ou bilhetes a 5 euros e 25 mil pessoas nas bancadas?... Estamos a falar do ponto de vista da equipa e dos adeptos, e não do ponto de vista monetário para o clube.
    A média de assistência no Afonso Henriques é de 14 mil espectadores, isto na Segunda Liga... só há 3 clubes em todo o Portugal que têm mais gente no próprio estádio e estão na SuperLiga.

    Anónimo, assina....
    JooGoo said...
    Caro anónimo

    De facto, não devemos acreditar em tudo o que vem nos jornais nem naquilo que vemos na televisão.
    Os mais modernos estádios estão equipados com cadeiras de todas as cores de forma a criar um camuflado que simula uma multidão, mas, isso não acontece no D. Afonso Henriques. O que se vê na televisão são mesmo pessoas e, se não acredita, está convidado para fazer parte do próximo espectáculo, será bem-vindo!

    Quanto a bluffs, gostaria que me elucidasse quanto ao clube (ou clubes) com que pretende comparar o V.S.C. ! Acredito que no campeonato das assistências o Vitória, não sendo campeão, chegaria às competições europeias e logo veríamos a classificação das cores que defende.

    Quanto a levar 200 adeptos fora, está absolutamente correcto. Efectivamente, na última jornada disputada fora de casa, o Vitória levou perto de 200 adeptos a Ponta Delgada (isso fica numa ilha dos Açores, caso não saiba) para ver a equipa derrotar o Santa Clara por 1-0. Com bilhetes entre os 300 e os 400 euros, houve poucos bancos a abdicar das prestações dos apartamentos para que os seus inquilinos pudessem acompanhar o Vitória!
    Mais que a última jornada fora não vou recuar, pois não acredito que fosse capaz de acreditar no que os jornais dizem por aí!

    Despeço-me repetindo cordialmente o desafio – diga-nos qual é o seu clube e depois veremos com quem o Vitória ombreia em termos de espectadores no estádio... para que assim não restem bluffs

    JooGoo

Post a Comment